Será que Mario Draghi está de partida?

Não há dia em que a direita não venha acenar com o papão do regresso ao passado, caso o PS vença as próximas Legislativas. Ontem, mais uma vez, Passos advertiu que “se outros vierem, Portugal regressará a alta velocidade a 2010”. Infelizmente, ninguém lhe pediu para explicar o que seria isso de voltar a 2010, ano em que ainda reinava a loucura nos mercados e em que até o batimento cardíaco dos portugueses fazia disparar as taxas de juro.

Passos já não se recorda e desconhece o que era governar naquelas condições. Para sua grande sorte, o ano em que chegou ao poder foi também o ano em que Mario Draghi chegou ao BCE e com ele uma nova política económica que, finalmente, travou as feras dos mercados. Mas não lhe fazia mal um pequeno exercício: imaginar que estamos em 2010 e pensar na velocidade a que teriam subido hoje às taxas de juro portuguesas a partir do momento em que foram conhecidas as previsões económicas da Comissão Europeia.

E é caso para perguntar: quando ameaça com o regresso a 2010, estará Passos a querer dizer que, caso Costa seja eleito, Mario Draghi abandona o BCE e que volta tudo a ser como antes?

6 comentários a “Será que Mario Draghi está de partida?”

  1. Desde que não voltemos a 2011, 12, 13 e 14, tudo bem. Em 2010 a quadrilha cavaquiana ainda não tinha conseguido contratar os serviços da troika e ainda havia esperança para o País.

    Além disso, mas se calhar é pedir muito, adivinharmos o que a quadrilha cavaquiana ia fazer nos anos seguintes…

  2. Em 2010 crescemos 1,9 e a divida estava próximo da média europeia: 94%. Hoje, vai em 130%. Mas Passos desconhece isto. Esquece que os portugueses não estavam esmagados pelos impostos como estão agora e, afinal, tanto sacrificio para ficar numa situação muito pior.

  3. Pois pois claro … senão fosse assim e o pequezinho amigo tivesse vingado, em lugar da austeridade teríamos o Paraíso e as dividas saldadas ao colo do Salvador com o povo caído, chorando em fervorosas ossanas a seus milagrosos pés … que visão tão doce e cor de rosa bebé. Poético. Divinal. Redentora.

    O problema é que veio a Bancarrota pela competente e pródiga mão do Messias e FODEU o Sonho e a Esperança da Malta!

    Por que será que vocês omitem e negam e escondem e ignoram e mentem e intrujam e esquecem esta última parte do NEGRO E SOCRATICO PESADELO ??????

  4. María Abril eu é que não esqueço que tudo começou pela mão do Pinoquio que nos obrigou a comer a merda austeritaria da Troika servida por este tb merdoso governo. Tu ou sofres de Alzheimer ou és indigente mental porque não pareces perceber que tudo começou com esse PALHAÇO.
    já sei: tens 14 anos feitos há pouco tempo ! Ok.

  5. Depois de um tal descalabro que fez o país recuar uma década ou mais, diz o “inteligente” que “se outros vierem, Portugal regressará a alta velocidade a 2010″?

  6. oh luis francisco ramos rodrigues! já te expliquei aí atrás, com fotografias e tudo, que os bancorrotos e os broncosrotos é tudo malta afecta à desgraça que nos governa. cavacoise & inconseguida, galã de massamá & marilú, catarina de9 e pirex dos milagres, broges & asnô e a dupla ultrarich & richiardo, um plantel de luxo que transformou o psi20 em bordel de lixo. tudo o que iluminava este crâneos fundiu e a lamparina da austeridade redentora acaba de ser apagada com um arroto da lagardére. agora agarram-se aos timtins uns dos outros e assobiam para o lado, não passou nada e tudo o que passou nestes últimos 3 anos foram reflexos das políticas erradas do sócras. puta que os pariu, oh xico! é preciso topete, achas que alguém vai votar nessa conversa da treta? tratem mazé de reabilitar a velha mais o gato félix antes que se alistem no partido comunista.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *