(e ainda anda por aí)

Também aconselho a leitura da coluna de opinião “A Lagartixa e o Jacaré” na revista SÁBADO (2ª metade, discretamente intitulada).

É interessante notar os mitos que José Pacheco Pereira alimenta em torno de si próprio e do que pretende que seja visto como a sua integridade como comentador político sem mácula, porque raiam o ridículo.

Será possível, por exemplo, que alguém ignore as ininterruptas e violentas campanhas de difamação de Sócrates ao longo de muitos anos? É, e é até possível inverter a coisa. Passo a citar:

«Poucas pessoas em Portugal criticaram com mais dureza José Sócrates, muitas vezes sózinho, sujeito aos violentos ataques de uma claque de fãs de José Sócrates que não poupava nos insultos (e ainda anda por aí)…»

A «claque que ainda anda por aí» devia lembrar-lhe as cobras e lagartos que ele, o caluniador José Pacheco Pereira, rei e senhor das intervenções mediáticas em tudo o que é media e mexe, dizia do direito à vida das pobres lagartixas no seu tempo de jacaré dos «blogues socráticos», que ele assegurava saber que eram pagos pelo pilantra Sócrates com o dinheiro do povo e desapareceriam assim que lhes fosse cortada a árvore das patacas…

Mas diz mais:

«… desde que Sócrates foi preso — e eu tenho uma convicção interior de culpabilidade, o que não tem qualquer valor em si — tenho evitado entrar no gozo e na humilhação que muitos mostram com o destino do homem e penso continuar a fazê-lo — claro que Sócrates não ajuda, porque ao colocar a ênfase numa defesa política, justifica que a sua condição seja discutida politicamentre no espaço público. Isso inquina o debate …»

Não é engraçada esta suspeita quase subliminar, difícil de confessar com todas as letras, senão mesmo de arrancar aos lapsos inconscientes, de que as suas «convicções interiores» (alicerçadas nas campanhas de difamação da imprensa Cofina?) afinal correm o risco de se revelar uma boa trampa que não vale nada? Note-se que não está a emitir um truísmo óbvio acerca do valor jurídico de uma opinião individual enquanto tal, i.e. perante a lei, e sim a falar da coisa interior, i.e. do que uma secreta sensibilidade instintiva lhe sussurra ao ouvido, senão não lhe teria fugido a pena para a palavra «interior», teria escrito «e eu tenho uma convicção de culpabilidade».

Eu costumo dizer que faço o meu melhor para que as minhas convicções valham o que valer o conhecimento e a lógica que as informam. Mas parece que para Pacheco Pereira a culpabilidade de Sócrates, independentemente dos factos, não passa de uma fézada. Bem me parecia…

[…]
__
Oferta do nosso amigo Gungunhana Meirelles

37 thoughts on “(e ainda anda por aí)”

  1. Pacheco Pereira tem-se revelado uma reles criatura. Enoja, e, mesmo assim, transformaram-no em doutrinador do povo. É o que a nossa comunicação social ter caído nas garras de uma matilha.

  2. Está encontrado o bigode ainda mais farfalhudo: o bigode do Pacheco!
    Com este jeitinho para construir convicções de culpabilidade sobre os seus adversários, este homem, no Estado Novo, teria dado, por convicção, um bom diretor geral da polícia, assim tipo Silva Pais.

  3. “O Pacheco é um graduado da calúnia.”

    o pacheco e os restantes direitolhos, se não fosse a calúnia e o apoio das corporações, pcp incluído, não ganhavam eleições desde o marcello caetano.

  4. PP é um ex-MRPP ! Um subgrupo de um grupo mais vasto de gente feita de certezas puras e inabaláveis, gente que nunca tem dúvidas e só se engana quando é enganada !

  5. lol. esta gente não vê, não pode ver. E ei-los que discutem com base nos media, esquecendo a sede em que a coisa deve ser discutida. LOL.

  6. Se alguém quiser discutir operações à cabeça…eu nada sei de medicina, mas sei que depois de uma boa cacetada, aquela coisa fica afetada, quer dizer, podemos falar de bisturis, lâminas, a altura do médico, e prontos, discutimos de acordo com as leges artis do nosso xabere, num sei, digo eue…

  7. numbejonada,

    Vc tb é ex-MRPP ? Que digo eu ! Claro que não é ! Aqueles, justiça lhes seja feita, davam a cara e o corpo pelas suas certezas. Vc nem isso . E se nem sequer lhe pagam pelo papel de kapo corporativo que tão bem desempenha, nem o pouco respeito que os mercenários e as putas merecem lhe é devido. Resta-nos ter pena de si, pois não passa de um lacaio . Em suma, um coitado !

  8. A propósito de lobotomias, acho que, apesar de tudo, se deve fazer alguma justiça a Pacheco Pereira que, ao contrário do seu parceiro de Quadratura Lobo Xavier, autor do famoso pronunciamento que deu a volta ao mundo sobre a falta de carácter do ex-primeiro-ministro, não prima pela ausência sempre que é impossível evitar o tópico Sócrates no programa.

    Sócrates para o Xavier parece ser como futebol para o outro, que diz no mesmo artigo que «não gosta de bater em quem está em baixo» e que Sócrates está a fazer uma «defesa política» que «inquina o debate» por passar para o «espaço publico». No caso do Xavier deve tratar-se de uma generosidade ainda mais subtil, para que a sua transbordante abundância de carácter não envergonhe o embastilhado através das tentações públicas de comparação. Ou isso ou compromissos inadiáveis.

  9. o guru da marmeleira disse ontém naquele pugrama ortorrômbico do si(r)culo notícias que o sócras é perigoso porque representa bem estas cenas, depois as pessoas acreditam que ele está inocente e ninguém o confrontou sobre o perigo e prejuízo que o cavacoise causa nos bolsos dos investidores portugueses nas vezes que se pronunciou sobre a bolsa ou solidez do bes.

  10. JRodrigues wrote :

    PP é um ex-MRPP!

    Wrong!

    Pacheco Pereira was a former member of the FEC-ML, in portuguese, Marxist Leninist Federation of Communist Students.
    Later on he joined PPD-PSD.

    Incidentally, Jorge Coelho, a proeminent member of PS (Socialist Party) as a student, was a member of the CCRML, in portuguese, Marxist Leninist Revolutionarian Communist Committees.
    Shortly after the revolution, he was one of the founders of the UDP, also.
    Later on, he joined PS.

    The one who was a MRPP member, was Durão Burroso (pun intended!)

    I know what I am telling about because I have an elephantine memory.

    Pacheco Pereira, is one of the soundest minds in portuguese inteligentsia.
    He is, alongside Manuela Ferreira Leite, and Bagão Félix, just to name a few, part of a distinguished group of polititians, who is doing most of the work concerning criticism of current prime minister Steps Rabbit (in portuguese, Passos Coelho) disastrous policy.

    In other words, doing the job that was supposedly mandatory having been done by the socialist opposition.

    As to Valupi, he runs a former prime-minister José Sócrates call center, surrounded by a unconditional group of devoted and furiously closed-minded Sócrates followers, armed with small computers, called Magalhães.

    Just my opinion!

    My 20 cents, please, for my contribuition to this mess .

  11. É incrível como o Ex-Primeiro Ministro José Sócrates tem vulgarizado e posto a nu estes artistas da manipulação e do ódio com poses de grandes senhores.

    O pp propagandista mor de cavaco, cavaleiro andante de ferreira leite já não tem neurónios em condições.
    Está baralhado com o momento.

    Capitão da famosa comissão de inquérito sobre a liberdade de imprensa, ensaio geral da versão julgamento popular agora organizado pelo MP, mostra em video da época o retrato da grande família já bem unida.
    São as caras descompostas e as vozes ácidas dos representantes da coligação que nos desgoverna.

    Foi o momento alto do grande entendimento direita/esquerda : A Aliança Negra.
    pp nunca se refez.
    A sua saúde mental ficou abalada.

    Daqui a 10 anos, depois dum retiro, pp escreverá a sua Auto-crítica.
    Ainda cá andaremos para a ler.

  12. Não devias estar a guardar o OUTDOOR, pá? Que fazes aqui, hum? Olha que o 44 precisa de apoio PRESENTE, HOJE, AMANHÃ, para sempre.

  13. Comunas, xuxas, trauliteiros, o post supra, oqueie, o post acima é pró cagamelo do jafonso…e seus impropérios literários.

  14. ó primavera verão, tu é que deves andar baralhada, pá, já leste o que escreveste? mais um pouco e temos um essay sobre «ressentimento», depois da «Confiança no mundo». Não devias estar a guardar o outdoor, pá?! Que fazes aqui?

  15. «As to Valupi, he runs a former prime-minister José Sócrates call center, surrounded by a unconditional group of devoted and furiously closed-minded Sócrates followers, armed with small computers, called Magalhães.»

    LOL. But don´t include me, ok?

  16. o pacheco é um falhado da política, daqueles treinadores de bancada que nunca ganharam nada, porque nunca apostam em nada, mas acham-se com direito a tudo. o gajo tem inveja do sócras e por isso que vai caluniando na esperança de aparecer uma princesa que goste de sapos para o libertar do feitiço da bruxa manela. tudo me diz que vai ser merdomo do rio quando desaguar em lisboa.

  17. Anda por aí muita gente embasbacada pela habilidade que pacheco tem de expressar opinião política errada ou falsa disfarçada sob textos bem alinhavados de farta literatura livresca.
    Contudo, pacheco, politicamente sempre foi um falhado total; um apoiante e colaborador assumido de cavaco, duarte lima e outros da mesma escola de empreendedores que criaram e empreenderam os mais sofisticados métodos de assaltar o Estado cuja apoteose foi o BPN. E pacheco, tal como o amigo parasita-mor do reino graça moura, cobraram tais apoios com mordomias de cadeirões dourados vários; com durão estava garantido o de embaixador ne OCDE em Paris.
    Depois foi apoiante e colaborador de durão barroso, outro magnífico da escola mais empreendedora na formação de corruptos que o país teve e tem e da qual o próprio foi grão-mestre cá e, depois como recompensa, na Europa.
    Pela escolha, intelectualmente convicta, de servir tanto colega e amigo corrupto, revela-se que pacheco é um verdadeiro tratado da infâmia. Do mesmo tratado faz parte esta 2ª fase ao fingir-se condolente dizendo que “não gosta de bater em caídos e entalados na mó de baixo”, depois de ter dado dos maiores contributos de calúnias, insinuações e presunções contra quem disparou ódio e vingança de morte e agora se arma em condoído daquele que e ajudou a meter na prisão.
    Tudo o pacheco avista e prevê, politicamente, tem a mesma convicção e veracidade com que viu um Iraque tapado de armas maciças de destruição junto de baroso, aznar, blaie e bush, atento e venerando.

  18. o pacheco pereira, como não quer perder de vista o psd,vem com estas merdices para no futuro ser repescado para deputado. faço uma deriva para falar dos estaleiros de viana.foram entregues agora duas fragatas à martifer cuja construção tinha sido suspensa por aguiar branco. como estas duas são iguais à primeira já a navegar,o trabalho está altamente facilitado.isto saõ as malhas que o imperio tece…

  19. IGNARAÇAS, talbez se óbires uns rápes, tás abere, e deixares de olhar prós tapetes dos teus «catherine», hum, qui sait, tu aprendas un peu plus em sede de palavreado especifico de caráter saxónico, …geez, a polibalência linguistica é algo de espetacular ( como dizem os bimbalhóides). bem, mas nós, bamos adizer «fabuloso», ó COMUNAS, talbez assim ascendam ao patamar dos putines capitalistas….hum).

    Cala-te BIOTCH. LOL.

  20. Yeah, blah blah , de voto, blah blah

    Wrote:
    Vai pró caralho !

    Eu bem que gostaria, mas de momento não posso.
    Lamento …
    Besides, estou mais inclinado a rumar a Vale do Lobo.
    Fascinating place, don’t you think ?

  21. Pacheco a looser ?
    Hardly ?
    Docente do ISCTE, colaborador regular da imprensa escrita e falada, ex-deputado da Assembleia da República e do Parlamento Europeu (vice-Presidente), embaixador nomeado de Portugal na Unesco, lugar que não chegou a ocupar porque se demitiu para poder criticar com toda a liberdade o governo de Santana Lopes, apoiante activo da primeira eleição presidencial de Mário Soares, não estou a ver um currículo de um falhado …

    Estes dois senhores, não desgostam da presença dele

    http://www.sol.pt/fotos/fotosNG/2013/5/31/big/ng1361710_435x200.jpg

    http://static.globalnoticias.pt/storage/DN/2013/big/ng2889326.jpg?type=big&pos=0

  22. Deliciosa a entrevista do administrador de Vale de Lobo ao Expresso. Está indignado com as insinuações abusivas do MP em relação à sua empresa que sabe serem falsas mas não hesita em lançar insinuações abusivas sobre a vida de JS.

  23. MST com novo texto de antologia no mesmo jornal. Neste momento, a quantidade de pessoas que não tem nada a ver com JS, nunca votou nele ou compartilha a sua ideologia, e acha que este processo não pretende fazer justiça já deve ser a maioria.

  24. @ Lucas

    Minha nossa …!
    Já parece implicação a mais!
    Tudo acontece ao pobre coitado!
    Será kármico ?
    Será a realização do adágio ” Cá se fazem, cá se pagam ” ?
    Sucede que estou-me a recordar que um outro compagnon de route, o Carlos Cruz.
    Para o caso, recordo que ambos foram a Londres – Sócrates ocupava na altura um cargo no governo Guterres – para convencerem Luciano Pavarotti a dar o seu apoio à candidatura ao Euro 2004.
    Foram os três a um restaurante, e Pavarotti, deu o apoio. Mais tarde, relatou que o embebedaram.

    O Euro 2004, claro, fica para a história como um exemplo claro de despesismo supérfluo e megalomania, um clássico da confusão entre bem-comum e interesse concreto de alguns, uma trapalhada que todos nós contribuintes teremos que pagar, mesmo aqueles que nem sequer gostam de futebol, um ultraje ao princípio do utilizador-pagador, uma chulice inacreditável e um frete inconcebível aos clubes de futebol, enfim, quiçá, e no limite, um tirocínio e um trampolim para uma carreira política …que deu no que deu …
    Começou mal, acabou mal …

  25. @ Lucas,

    Então vai a votos.
    Em vez do julgamento no tribunal, e por um juíz de direito, como vocês reclamam, faz-se o julgamento na praça pública, – coisa que vocês têm vindo a denunciar – através de plebiscito popular.
    Em que é que ficamos ?

  26. JRodrigues, a agremiação do marmeloso era a OCMLP (Organização Comunista Marxista-Leninista Portuguesa), criada em 1973, e não o MRPP. Mudou de nome para FEC(m-l) [Frente Eleitoral dos Comunistas (marxistas-leninistas)], julgo que por motivos eleitorais, apenas depois do 25 de Abril, em 1975. Em 1976 retomou o nome original, OCMLP.

  27. Ó palerma, vens aqui lançar mais uma mão cheia de calúnias e insinuações, o desespero é tal que para não variar te fazes valer de processos em que a lei é metida na gaveta e o que faz letra de lei é o Almanaque Borda de Água como o teu argumentario construído em torno de ditados e ditongos faz prova. Eu gostava de saber é que ditado tens aí no Almanaque para o crapula teu chefe que em 2004 defraudava fundos europeus a formar costureiras e aeroportos fantasma e que simultaneamente roubava dinheiro da Assembleia a da República, da Seg Social e se baldava a pagar ao fisco. É que isto não são insinuacoes são factos! Diz lá que ditado tens aí no Almanaque!

    Ou só tens ditados para bebedeiras em Londres?

  28. COMUNAS, XUXAS, estais mal dispostos? Como se justifica essa vossa reação com invetivas, hum? Dizei-me: que vos incomoda? Não percebem PIMPAUMPUM?Não percebem o querolasaber? Eles estão a dar-vos conta do canastro? Ok, percebo, percebo.

    ó FRANGALHO CONATRA, aka, IGNARALHO,aka, ignaraças, aka, ignatrash, pá, quais são as insinuações e calúnias? manda aí outro do teus parecheres, pá. com factos, chiaro.

  29. @ frango

    Palerma, eu ?
    Bem que eu gostara de ser, mas julgo que ainda me falta QI suficiente para tal.
    Que ditado e provérbios tenho no almanaque borda de água ?
    Estes :
    O coelho já está na cartola.
    A seu tempo, e esperançosamente, estará aos quadradinhos também (como o 44).
    Quando se tenta caçar dois coelhos ao mesmo tempo, acaba-se por não caçar nenhum.
    Os primeiros clientes a chegar são os primeiros a ser servidos.
    Cada coisa a seu tempo.
    Atenção ! O robalo, prefere o isco vivo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *